14 de setembro de 2010

Vênus na Paulista - Destroy and Create

No último sábado (11/09) rolou lá na região da Av. Paulista, São Paulo, uma session de skate com o pessoal da Adidas Skateboarding.


Dentro do projeto Destroy and Create, que é uma parceria da Adidas com a fenomenal revista Vista, estas bordas de concreto, com nome sugestivo, foram construídas no já reduto de skatistas e tem previsão de ficarem 30 dias no local. O rolê foi muito bacana, com música de primeira e uma session descontraída, aonde o inusitado formato foi explorado.


O projeto Destroy and Create é muito interessante. É inegável a destruição natural que acontece nas estruturas urbanas que servem de palco para o skate, assim como a destruição do próprio skate (shape, rodas...) e até mesmo do skatista com as suas quedas. Ao mesmo tempo, esta destruição é uma destruição criativa, pois molda e constrói alguns elementos, as quedas moldam um bom skatista, as ranhuras no skate moldam uma peça que além de contar uma história, pode até ser considerada artística.

A ideia ao longo da "Vênus no concreto", talvez siga o que esta na mostra "Transfer", que aliás teve a data prolongada e vai até 17 de outubro no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Ibirapuera - SP), aonde as estruturas não são especificamente para o skate, mas sim "skatáveis". Parte do pressuposto de que já que muitas estruturas utilizadas para se andar de skate não são construídas para estes fins, o melhor é construir algo mais voltado aos conceitos arquitetônicos e estéticos, do que aos conceitos de pista de skate. Ao mesmo tempo existe a questão da efemeridade destas estruturas, que vão se "destruindo" com o tempo, e da ligação de criação que o skatista tem ao se relacionar com estas estruturas...

O conceito destas 2 mostras citadas é muito bacana, e já rolou várias coisas relacionadas a skate, arte, vídeo, fotografia, música e arquitetura. Você pode conferir mais sobre Destroy and Create lendo a Vista nº31 em PDF.

Mapa com a localização de onde você pode aproveitar da "Vênus no concreto".

Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário: