19 de setembro de 2010

Mountainboard - 4 pneus e uma prancha

Água, neve, asfalto e concreto, areia e terra. Andar sobre pranchas em altas velocidades e fazendo manobras é uma mania do ser humano a séculos!


Ladeiras de terra são palco para o mountainboard, uma versão adaptada do skate tradicional. Os 4 pneus e uma prancha resistente viraram uma mania mundial já algum tempo, aonde o modo de andar tem muitas variações. Em 1993, na Califórnia, amigos queriam diversão nas montanhas sem precisar de neve, foi então que surgiu o primeiro mountainboard baseado nos conceitos do snowboard, só que adptado para terra. Dessa ideia nasceu também a Mountainboard Sports LLC, que viria a se tornar uma consolidada empresa no ramo chamada MBS Mountainboards, hoje movimentando milhões de dólares.


Saltos, altas velocidades em ladeira e muita poeira. Os conceitos e estilos de andar são muito variados. Você pode praticar em pistas próprias, com rampas e curvas devidamente construídas para isto, mas também pode andar na montanha e trilha natural que estiver disponível. Na terra, areia, grama, concreto, as manobras são misturas de variações do surf e snowboard.

No Brasil a prática ainda exige um investimento alto, visto que a maioria dos equipamentos são importados, porém o país é muito rico em cenários naturais para a prática do mountainboard o que atrai e muito o desejo de andar sobre os 4 pneus e uma prancha. Atualmente já existem no país pistas para a prática do mountainboard (exemplo: Swell/RS) e também praticantes dedicados e conceituados.

Nenhum comentário: